Seu AVCB ou CLCB agora mesmo

Regularize sua empresa ou condomínio de forma ágil, segura e sem complicações. Certifique-se de estar em conformidade com as normas!
Saiba a diferença dos documentos

Qual a diferença entre AVCB ou CLCB?

O CLCB, ou Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, é um documento que atesta que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio em conformidade com o previsto na legislação, para situações de baixo risco. É um processo simplificado que substitui o AVCB em casos de edificações pequenas e áreas de risco classificadas como baixo risco, como consultórios, escritórios, salões de beleza, pequenos comércios e indústrias.

Ele é emitido online e não necessita da vistoria prévia do Corpo de Bombeiros, sendo a responsabilidade técnica assumida pelo profissional responsável pelo preenchimento.

Já o AVCB, ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é destinado a grandes edificações, locais que oferecem alto risco de incêndio e/ou que recebem público acima de 250 pessoas. É um documento que atesta a conformidade de uma edificação com as normas de segurança contra incêndio. Ele é obrigatório para todas as edificações, exceto as classificadas como baixo risco, que são cobertas pelo CLCB.

Diferentemente do CLCB, o AVCB necessita de uma vistoria feita pelos bombeiros, que verificam se todas as medidas de segurança contra incêndio foram implementadas corretamente.

Quando o AVCB é obrigatório?

Como obter o AVCB?

Quem emite o AVCB é o Corpo de Bombeiros. Eles quem farão uma vistoria no local para julgar se os equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio são adequados para o caso de algum incidente.

Por isso, é fundamental a contratação de uma empresa especializada em Engenharia de Incêndio para te orientar na elaboração e aprovação do Projeto Técnico contra Incêndio. Assim que a vistoria for executada e se todas as medidas de segurança forem executadas, a equipe do Corpo de Bombeiros emitirá o AVCB.

Em caso negativo, eles vão emitir uma lista apontando mudanças necessárias e agendarão uma nova vistoria.

A CSA oferece total apoio ao cliente desde a elaboração e aprovação do Projeto Técnico Contra Incêndio junto ao Corpo de Bombeiros, instalação e manutenção de sistemas contra incêndio, até a obtenção de seu AVCB.

Ele é válido de um a cinco anos, dependendo do uso do local. Caso o AVCB não seja aprovado na primeira vistoria, a empresa contratada para assessorar deverá pedir uma nova vistoria após a correção dos itens não conformes. Lembrando que a taxa FEPOM dá direito a duas vistorias apenas, caso não seja aprovado uma nova taxa deverá ser paga.

César Augusto de Almeida

Responsável técnico